O Ensino de Ética e Bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: Um Estudo de Caso
Bioética; Temas Bioéticos; Residência; Saúde; Formação.
O Ensino de Bioética (EB) é parte da base curricular dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) e busca orientar a formação de recursos humanos com competências para uma prática implicada com conhecimentos, habilidades e atitudes em bioética. Nosso objetivo é analisar como esta formação acontece tanto a partir de pressupostos teórico/práticos descritos nos Projetos Pedagógicos (PP) do PRMS, como em campo, com a articulação dos conteúdos de Bioética no cotidiano da prática hospitalar. Este estudo é exploratório de natureza qualitativa. O nosso corpus consiste nos PP dos sete PRMS e em entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos(às) preceptores(as). Elegemos este público por considerar que oferecem uma visão estratégica das práticas em campo. Estamos avaliando esses materiais com apoio das análises documental e de conteúdo (abordagem framework), respectivamente. Até o momento já analisamos a totalidade dos PP e realizamos 11 entrevistas, oito já analisadas. Verificamos, neste ponto, a saturação da amostra. A análise dos projetos aponta a previsão da disciplina de Bioética com carga horária de 20 horas. Assim como outros(as) autores(as), verificamos duas tendências no EB: uma focada em aspectos humanos mais ampliados e outra que prioriza comportamentos profissionais. No campo, a maior parte dos(as) preceptores(as) desconhece o aspecto do EB na formação dos residentes e aponta fragilidades em sua atuação prática. Nas próximas etapas do trabalho ampliaremos a análise dos limites curriculares e das fragilidades em campo. Além disso, buscaremos analisar melhor as barreiras e potencialidades para qualificar o EB nos PRMS, ampliando a discussão com a literatura científica vigente.