Implementação da disciplina de cuidados paliativos na graduação em medicina da universidade federal do rio grande do norte (UFRN).
Cuidado paliativo; educação médica; graduação; metodologias ativas.
Contexto: A mudança epidemiológica das doenças no mundo e no Brasilcria a necessidade de formar médicos capazes de atender pacientes com doenças ameaçadoras de vida através de ações paliativas. Nesse contexto, criou-se a disciplina de Cuidado Paliativo (CP) na graduação em medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Objetivo: Descrever a criação e estruturação da disciplina de CP na graduação em medicina da UFRN.
Métodos: Baseada nas principais diretrizes internacionais, contemplou assuntos fundamentais com interdisciplinaridade e vivência prática, através de metodologias ativas. As avaliações foram somativa, prática simulada e de profissionalismo, com feedbacks. Ao final do curso, enviou-se um questionário eletrônico para os discentes avaliarem a disciplina.
Resultados: Disponibilizou-se 15 vagas, com carga horária total de 45 horas, divididas em encontros teóricos, práticos, avaliações e feedbacks Profissionalismo foi avaliado de maneira continuada.
As metodologias mais elogiadas foram aulas expositivas dialogadas, TBL, Role-play e Estudo de Caso.
O desempenho dos alunos foi satisfatório e semelhante entre os diferentes períodos.
Conclusão: A disciplina obteve sucesso em utilizar majoritariamente metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O desempenho estudantil foi satisfatório e a disciplina avaliada positivamente, além de ser reprodutível em outras faculdades de medicina.