PROPOSTA DE INSERÇÃO DE CONTEÚDOS RELACIONADOS ÀS COMPETÊNCIAS OFTALMOLÓGICAS NO CURRÍCULO DO CURSO DE MEDICINA DA ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE
Oftalmologia; Aprendizagem Baseada em Problemas; Medicina.
A partir da análise do histórico do ensino da medicina e da oftalmologia, particularmente no Brasil, o presente trabalho visa apresentar uma proposta para a inserção de conteúdos relacionados às competências oftalmológicas no currículo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM-RN). A partir de uma pesquisa longitudinal, de caráter pesquisa-ação, o trabalho pretende definir os temas de maior relevância da área da Oftalmologia, baseado na recomendação do Conselho Internacional de Oftalmologia(ICO), para a formação do médico generalista, distribuindo os conteúdos selecionados nos diferentes eixos do currículo da EMCM, sistematizando o ensino dessas temáticas, seguindo a metodologia de Aprendizado Baseado em Problemas (ABP). Nesse sentido, a inserção do componente oftalmológico dentro do curso de graduação funcionaria como estratégia para preparar de maneira efetiva o profissional para sua inserção no mercado de trabalho, proporcionando melhores ferramentas para que esses alunos reconheçam e atuem de maneira eficaz ante as principais enfermidades oftalmológicas existentes na região do Seridó.