Atenção Básica Como Cenário De Implementação Da Educação Interprofissional Em Saúde
Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família, Formação Profissional, Relações Interprofissionais.
A realidade de vida e saúde das pessoas demandam cada vez mais uma nova lógica de formação dos profissionais de saúde, para que transformações aconteçam na realidade dos serviços de saúde, com profissionais mais aptos a trabalharem em equipe para o enfrentamento da complexidade e dinamicidade das necessidades de saúde das pessoas. Nesse contexto a Educação Interprofissional (EIP) se apresenta como abordagem estratégica para que haja maior interação entre residentes de diferentes formações nos cenários de práticas, permitindo o aprendizado entre áreas específicas de formações, melhorando a qualidade da atenção ao paciente. A pesquisa tem como objetivos: discutir as potências e limitações da atenção básica enquanto espaço de implementação da EIP a partir das percepções de alunos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Residência em Medicina da Família e Comunidade da EMCM; Realizar oficinas de formação em Educação Inter Profissional para alunos da Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Residência em Medicina de Família e Comunidade; Inserir os alunos de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Residência em Medicina de Família e Comunidade na realidade da produção dos serviços de saúde da Estratégia Saúde da Família; Conhecer as percepções de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Residência em Medicina de Família e Comunidade sobre a vivência da Educação Inter Profissional na Estratégia Saúde da Família. Pesquisa de abordagem qualitativa e adotou como desenho a pesquisa ação, na medida em que estabeleceu uma ampla interação entre pesquisador e o fenômeno a ser investigado. O presente estudo foi realizado no município de Caicó/RN, mais especificamente no senário de formação e na dinâmica de trabalho da Estratégia Saúde da Família, tendo como sujeitos da pesquisa Residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Residência em Medicina da Família e Comunidade da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que propõe a implementação da EIP e visa sobretudo atendimentos compartilhados e coletivos, através da dinâmica do trabalho em equipe, configurando o trabalho em saúde também como espaço de um modelo de formação mais coerente com as necessidades de saúde da população. A pesquisa teve três etapas: uma oficinas onde foram discutidos os princípios da EIP; implementação de práticas interprofissionais na realidade da produção dos serviços de saúde da atenção básica e grupos focais para explorar a experiência da vivencia do trabalho colaborativo. Nessas fases foram adotados como instrumentos de coleta de dados: narrativas, diários de campo e um roteiro norteador para os grupos focais. Foi adotada a técnica de análise de conteúdo temática que pressupõe as etapas de pré-análise; exploração do material ou codificação; tratamento dos resultados obtidos, inferência e interpretação. A pesquisa foi submetida e aprovada ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), observando Resolução do CNS nº466/12. O tratamento dos dados permitiu construir as seguintes categorias: aprendizagem compartilhada, melhor comunicação, atenção integral em saúde, valorização da participação do usuário, tempo reduzido para as práticas interprofissionais.