ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS OFTALMOLÓGICAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE
Oftalmologia. Currículo. Educação Médica.
A partir da análise de uma revisão de literatura sobre ensino de competências oftalmológicas na graduação em medicina, o presente trabalho visa construir um manual contendo estratégias de ensinagem para a inserção de conteúdos relacionados às competências oftalmológicas no currículo do curso de medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte (EMCM). O trabalho caracterizou-se como pesquisa-ação, na medida em que buscou definir os temas de maior relevância da área da Oftalmologia para a formação do médico generalista, distribuindo os conteúdos selecionados nos diferentes eixos do currículo da EMCM, e sistematizar a elaboração de estratégias de ensinagem coerentes com um currículo que emprega metodologias de ensino-aprendizagem centradas nos estudantes. A construção dessas estratégias fortalece a implementação do curso e reforça a formação generalista dos futuros médicos, na medida em que busca promover o desenvolvimento de competências que os capacitem para uma inserção mais efetiva no mercado de trabalho, com habilidade para reconhecer e atuar frente às enfermidades oftalmológicas mais prevalentes na população.