IMPLANTAÇÃO DA AVALIAÇÃO 360° NA RESIDÊNCIA MÉDICA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFRN: ESTRATÉGIA PARA MELHORAR O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Avaliação Educacional; Internato e Residência.
A Residência Médica é um momento valioso na formação do futuro especialista, onde
através do processo de ensino-aprendizagem em serviço, esses vivenciam diversas
experiências junto aos pacientes, compartilhadas com a equipe multiprofissional. sob a
supervisão de seus preceptores. OBJETIVO: Esse trabalho objetiva implantar a avaliação
360º na residência médica em ginecologia e obstetrícia (RMGO) da Maternidade Escola
Januário Cicco (MEJC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
METODOLOGIA: Estudo realizado com residentes em ginecologia e obstetrícia (GO) da
MEJC, por meio da aplicação da avaliação 360º. Para implantação do novo modelo
avaliativo serão programadas duas etapas, sendo a primeira a implementação e a
capacitação da equipe multiprofissional para utilização do Mini-Clinical Evaluation Exercise
(MINI-CEX); e a segunda, o início das avaliações 360º dos residentes em ginecologia e
obstetrícia. A avaliação 360º consiste em obter informações de múltiplas fontes que
circundam a esfera de influência do residente, sobre seu desempenho em diferentes
tarefas, incluindo assim: autoavaliação, avaliação de pares, pacientes e equipe
multiprofissional. Ao final da avaliação de cada residente, a pesquisadora realizará um
feedback, apontando os pontos positivos e os que precisarão ser fortalecidos tornando a
avaliação formativa. Os resultados serão armazenados em um banco de dados, em planilha
do software Excel/Office 2010. CONCLUSÃO: A implantação da avaliação 360º como
método avaliativo na RMGO, através desse trabalho, contribuirá para o aprimoramento na
formação dos futuros especialistas que, inseridos na sociedade, poderão desenvolver atitudes proativas permitindo uma assistência digna a saúde da população.