Implementando OSPE (Objective Structured Practical Examination -OSPE) na avaliação de estudantes do Internato em Clínica Cirúrgica da UFRN
OSPE < HAbilidades , avaliação do estudante
Introdução: Avaliação de habilidades tem sido realizadas regularmente no internato da UFRN, especialmente nas àreas clinicas. No entanto, avaliação das habilidades psicomotoras, fundamentais na Clínica Cirúrgica, não tem sido uma prática regular. Objetivo: implementar, de forma sistematizada, a utilização do OSPE (Objective Structured Practical Examination), método de avaliação de habilidades práticas que utiliza de ambiente simulado e controlado, na avaliação do internato. Metodologia: Foram aprimoradas e ajustadas algumas estações eventualmente utilizadas em outros períodos do curso (04), assim como estão sendo construídas mais 06 estações, perfazendo um total de 10 estações. Estão sendo organizadas as listas dos materiais necessários para cada estação, descritos os passos para montagem dos cenários e calculados os tempos de execução da estação. Também serão elaborados os respectivos comandos e o checklist, ficando este último sob a reponsabilidade dos docentes que aplicarão as estações. Um teste ploto, com 5 estações será feito com 25 estudantes do último período do curso, onde estes assumirão, a cada estação, o papel do médico que será avaliado, do paciente ou auxiliar no procedimento e do avaliador. Posteriormente, mais 15 estudantes do internato serão avaliados da mesma forma. Um questionário de satisfação será aplicado ao final das avaliações. O produto final ficará disponível no Laboratório de Hbilidades da UFRN para ser utilizado pelo grupo de professores responsáveis.