MINICURSO DE CAPACITAÇÃO EM REANIMAÇÃO NEONATAL: ABORDAGEM BASEADA EM METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Profissional de saúde; Asfixia Neonatal; Aprendizagem baseada em problemas.
Em todo o mundo, e também no Brasil, há uma carência de profissionais habilitados em conhecimentos de reanimação neonatal devido à falta de acesso ao treinamento ou treinamento inadequado desses profissionais. Este trabalho relata a construção e aplicação de um curso em reanimação neonatal voltado para os profissionais de nível médio utilizando a metodologia da aprendizagem baseada em problemas (ABP). O curso foi realizado em dois encontros, um para a realização da sessão tutorial e um para treinamento prático nas habilidades relacionadas. Os participantes foram divididos em grupos de 8 profissionais sob a supervisão de dois tutores com experiência no emprego da metodologia ABP. A experiência foi considerada como bem sucedida, pois promoveu o envolvimento dos participantes e motivação para o aprendizado. Alguns aspectos foram reforçados para o aprimoramento do curso, como o rigor no emprego correto da metodologia ABP e a construção de material didático personalizado voltado para as necessidades de aprendizagem dos alunos. Sugere-se que a proposta de curso desenvolvida é adequada não apenas para o público-alvo dos profissionais de nível médio envolvidos com a reanimação neonatal, mas também para estudantes de graduação de Medicina e Enfermagem.