Banca de DEFESA: BRUNO ERICK DE BARROS LUCENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO ERICK DE BARROS LUCENA
DATA: 05/05/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala RUTE - Telemedicina HUOL
TÍTULO:

TELESSAÚDE COMO FERRAMENTA DE APOIO À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM OLHAR SOBRE AS TELECONSULTORIAS EM CARDIOLOGIA.


PALAVRAS-CHAVES:

Atenção Primária à Saúde, Telessaúde, Cardiologia, Teleconsultoria. 


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Clínica Médica
ESPECIALIDADE: Cardiologia
RESUMO:

No Brasil, com o intuito de qualificar a Atenção Básica, o Ministério da Saúde implementou o Programa Telessaúde Brasil Redes para fornecer atividades assistenciais (teleassistência) e de suporte à educação permanente em saúde (tele-educação). Nesse aspecto, um dos principais serviços oferecidos é o de teleconsultorias. Como parte da expansão nacional do programa, foi criado, no Rio Grande do Norte, um núcleo local de telessaúde, denominado Telessaúde/RN. Esta pesquisa teve como objetivo implementar o serviço de teleconsultoria na especialidade de cardiologia no Telessaúde/RN, analisando as características das teleconsultorias em cardiologia solicitadas. Ademais, analisar as Segundas Opiniões Formativas em cardiologia disponíveis no Portal Telessáude Brasil. Trata-se de estudo quantitativo, com desenho observacional e caráter descritivo. Foram identificadas 56 Segundas Opiniões Formativas relacionadas à cardiologia no portal Telessaúde Brasil, sendo a maioria referentes à hipertensão arterial sistêmica (29%), solicitadas por médicos (59%) e com abordagem sobre aspectos relativos a apoio ao tratamento (30%). No núcleo de Telessaúde do Rio Grande Norte, foram realizadas 47 teleconsultorias em cardiologia, sendo a maior parte delas também relativa à hipertensão arterial (50%), requeridas em sua maioria por agentes comunitários de saúde (45%) e com enfoque direcionado a apoio ao tratamento (52%). A teleconsultoria em cardiologia foi implementada no núcleo Telessaúde/RN, sendo realizada sistematicamente desde abril de 2014 e representa uma estratégia prática e eficiente, capaz de garantir a oferta de serviços de saúde, alcançando aqueles que vivem em áreas distantes e carentes. Conhecer a demanda das teleconsultorias é de extrema relevância, pois fornece informações necessárias para suprir as deficiências existentes, quer sejam de natureza assistencial, gerencial e/ou educacional, como também possibilita pensar em estratégias públicas que melhorem as demandas identificadas nas solicitações de teleconsultoria.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA ESTELA HADDAD - USP
Externo ao Programa - 1510735 - DANILO ALVES PINTO NAGEM
Externo à Instituição - LUIZ ROBERTO DE OLIVEIRA - UFC
Presidente - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Externo ao Programa - 1576805 - THIAGO GOMES DA TRINDADE
Notícia cadastrada em: 30/04/2015 15:58
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