Construção e validação de tecnologia educativa para promoção do cuidado em saúde de pessoas com fibrose cística
Fibrose Cística; Educação em Saúde; Tecnologia Educacional.
A Fibrose Cística é uma doença genética autossômica recessiva, crônica e progressiva, com caráter multissistêmico, afetando em especial pulmões, sistema digestório e outros órgãos. O presente estudo objetivou desenvolver e validar uma tecnologia educacional na forma de uma cartilha sobre Fibrose Cística para orientação de profissionais de saúde, familiares e pacientes sobre a promoção do cuidado em saúde de pessoas com a doença. A pesquisa foi realizada no Hospital Universitário Onofre Lopes, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Nove especialistas avaliaram a cartilha por meio de um instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde, analisando três aspectos: objetivos, estruturação e relevância. Os resultados indicaram opiniões majoritariamente positivas. Em relação aos objetivos, os participantes avaliaram que o material contemplou o tema proposto, sendo adequado ao processo de ensino-aprendizagem e capaz de esclarecer dúvidas sobre o assunto. Além disso, o material foi considerado capaz de proporcionar reflexão e incentivar a mudança de comportamento. No que diz respeito à estrutura e apresentação, a linguagem foi considerada adequada ao público-alvo e apropriada ao material educativo. As informações foram avaliadas como corretas, objetivas, esclarecedoras e necessárias, com organização lógica das ideias. O tamanho do texto, em geral, foi considerado adequado. Em termos de relevância, o material educativo foi reconhecido por estimular o aprendizado, contribuir para o conhecimento na área e despertar interesse pelo tema. Na validação de aparência, as ilustrações foram amplamente elogiadas por serem adequadas, claras e facilitarem a compreensão do conteúdo. As figuras foram avaliadas como bem dispostas, harmoniosas com o texto e elucidativas, ajudando na exposição da temática de forma lógica. Em curto prazo, espera-se que o material educativo seja disseminado e aplicado em treinamentos e consultas, promovendo maior compreensão da Fibrose Cística e adesão ao tratamento por parte de pacientes e familiares. Em médio prazo, espera-se o fortalecimento de práticas educativas nas instituições de saúde, maior capacitação de profissionais e a criação de protocolos educativos e farmacêuticos que otimizem o manejo da Fibrose Cística. No longo prazo, o material poderá servir de referência para o desenvolvimento de outras tecnologias educacionais sobre doenças crônicas, contribuindo para a consolidação de uma cultura de educação em saúde e uso racional de medicamentos. Esse trabalho reafirma a importância da educação em saúde e da prática farmacêutica integrada como pilares para o cuidado de pacientes com Fibrose Cística, contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde e promovendo transformação social e científica.