Competências para o estágio obrigatório na indústria farmacêutica - UFRN: consonância entre academia e o cenário de práticas
Matriz de competências; indústria farmacêutica; estágio curricular em farmácia.
Introdução: o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (NUPLAM), uma indústria farmacêutica vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desempenha um papel fundamental na formação acadêmica dos alunos do curso de Farmácia. A instituição atua como cenário de práticas por meio de estágios supervisionados, que são realizados de forma corresponsável entre o curso de Farmácia da UFRN e a Gerência de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão do NUPLAM. Nesse sentido, considerando a realidade dinâmica em que a indústria farmacêutica está inserida e a experiência do autor como preceptor, surgiu a necessidade de responder à seguinte pergunta acerca das corresponsabilidades envolvidas na prática de estágio: as competências previstas nos planos de atividades dos alunos estão em consonância com o que é oferecido no cenário atual do NUPLAM? Objetivos: o estudo teve como objetivo compreender e avaliar a consonância entre os objetivos de aprendizagem para a formação por competência no estágio supervisionado e sua implementação no NUPLAM, identificar possíveis divergências que impactem nas atividades de estágio firmados, elaborar matrizes de competências com a participação dos preceptores do NUPLAM e avaliar a percepção dos discentes para verificar a satisfação em relação ao estágio. Método: trata-se de um estudo exploratório e descritivo, que envolveu o curso de Farmácia da UFRN, a Gerência de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão do NUPLAM e os preceptores responsáveis pelo acompanhamento dos discentes. O estudo foi desenvolvido em três etapas: 1. Diagnóstico situacional; 2. Definição e sistematização das competências por meio de oficinas pedagógicas; e 3. Avaliação da percepção dos discentes sobre a satisfação com o estágio supervisionado. Resultados: os resultados evidenciaram divergências na estrutura organizacional do estágio, impactando na implementação dos objetivos de aprendizagem para a formação por competência. Como solução, foi desenvolvido um produto educacional contendo sete matrizes de competência, que passaram a servir como referência para as atividades de estágio no NUPLAM. Os resultados obtidos com a avaliação de reação indicaram uma percepção positiva dos discentes em relação ao estágio. Conclusões: a adoção das matrizes de competência permitiu orientar as ações de estágio de forma mais estruturada, garantindo maior aderência às diretrizes curriculares e ao projeto pedagógico do curso. O estudo também contribuiu para a expansão dos locais de estágio, proporcionando novas oportunidades de formação em setores antes não contemplados, fortalecendo a qualificação profissional dos discentes.