Exame físico de tireoide entre pares com guia digital como modelo para a educação médica
Glândula tireoide; exame físico; educação médica
Introdução: O exame físico de tireoide é uma habilidade clínica essencial, frequentemente ensinada de maneira não sistematizada, utilizando aulas teóricas e práticas com pacientes reais. Essa abordagem pode comprometer a uniformidade do ensino devido à quantidade limitada de pacientes por estudante, à necessidade de repetição e ao risco de causar desconforto ou exposição aos próprios pacientes. Objetivo: Avaliar se uma estratégia didática estruturada, baseada no uso de um guia digital e na técnica de exame físico entre pares (Peer Physical Examination – PPE), aprimora o desempenho dos estudantes de Medicina nessa habilidade, comparada ao modelo tradicional de ensino. Método: Inicialmente, foi construído um modelo sistematizado para o ensino do exame físico de tireoide, resultando em um guia digital e checklist avaliativo validados por especialistas. Realizou-se, posteriormente, um estudo quantitativo com 32 estudantes de Medicina, divididos em dois grupos: o Grupo de Treinamento (n=14), composto de alunos do terceiro período que utilizaram o guia digital e praticaram entre pares; e o Grupo de Comparação (n=18), com estudantes do quinto período que receberam ensino tradicional. A avaliação ocorreu por meio de checklist aplicado aos dois grupos, incluindo as etapas: preparo para o exame, inspeção, palpação da tireoide e linfonodos, ausculta, manobra de Pemberton, e registro dos achados em prontuário. A análise estatística utilizou o teste exato de Fisher e o qui-quadrado, com nível de significância de p < 0,05. Resultados: O Grupo de Treinamento teve desempenho superior em todos os domínios avaliados, com p<0,05. Os itens do preparo para o exame destacaram-se, com todos os critérios demonstrando significância. Na inspeção, dois dos seis itens apresentaram uma diferença significativa. Na palpação, observaram-se diferenças no posicionamento do paciente, na identificação de frêmito vascular e na menção aos linfonodos. Além disso, o Grupo de Treinamento se destacou na menção à necessidade de ausculta da tireoide e na execução da manobra de Pemberton. Os grupos foram semelhantes no registro em prontuário, com exceção de dois itens. Conclusão: O modelo sistematizado de ensino do exame físico da tireoide, com um guia digital e a técnica PPE, mostrou-se eficaz e viável para o desenvolvimento dessa habilidade na educação médica.