Banca de QUALIFICAÇÃO: ELOISE ALINE DE NEGREIROS CAMARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELOISE ALINE DE NEGREIROS CAMARA
DATA : 03/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Online: https://meet.google.com/wxa-vamf-awz
TÍTULO:

Exame físico de tireóide entre pares com auxílio de um guia digital: uma proposta de ensino para o curso de Medicina


PALAVRAS-CHAVES:

Glândula tireoide; exame físico; educação médica; guia de estudo; guia digital; exame físico entre pares.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

Introdução: O exame físico de tireoide é uma habilidade essencial para a prática clínica. Habitualmente, é ensinado por meio de aulas teóricas, observação e treinamento em pacientes reais, sem usar um guia sistematizado. Isso compromete a uniformidade de aprendizado, tendo em vista o número de estudantes por paciente, a necessidade de repetição e, principalmente, a segurança do paciente. Com isso, uma parte dos estudantes não consegue desenvolver a habilidade de forma eficiente ao longo da formação médica. Objetivos: avaliar se a sistematização do exame físico de tireoide, com o auxílio de um guia digital e o treinamento entre pares melhora o desempenho na habilidade de realizar o exame físico de tireoide, em comparação com o modelo tradicional de ensino. Métodos: a etapa inicial consistiu na construção de um modelo sistematizado de ensino do exame físico de tireoide, que resultou na produção de um guia digital e de um checklist de avaliação, validados por consenso de especialistas, a serem empregados na etapa seguinte de implementação de uma estratégia educacional envolvendo estudantes de Medicina. Foi realizado estudo de abordagem quantitativa, em que os estudantes foram divididos em dois grupos: grupo de treinamento, composto por estudantes no início do curso e começando o aprendizado do exame físico de tireoide; e grupo de comparação, constituído por estudantes do quinto período que passaram pelo treinamento habitual. A técnica de treinamento foi o exame físico entre pares com o auxílio de um guia digital, e a avaliação empregada foi por meio de checklist, incluindo as etapas do exame: preparo para o exame, inspeção da tireoide, palpação da tireoide e linfonodos, ausculta da tireoide, manobra de Pemberton e registro no prontuário dos achados da palpação. O grupo de treinamento foi submetido à essa técnica e avaliado através do checklist, enquanto o grupo de comparação foi apenas submetido ao checklist para avaliar o exame físico de tireoide, com o objetivo de comparar os dois métodos de ensino. Resultados: Na análise do bloco de itens com os passos do exame físico de tireoide dispostos no checklist, verificou-se que em todos eles o grupo submetido ao treinamento foi superior, com p<0,05. Na análise individual, o que mais merece destaque é o componente preparo para o exame, onde todos os itens foram estatisticamente significativos no grupo de treinamento. Na inspeção, houve diferença significativa em dois dos seis itens. Na palpação, os grupos diferiram no posicionamento do paciente, na pesquisa por frêmito vascular e na menção dos linfonodos. Em relação à menção de realizar ausculta da tireoide e manobra de Pemberton, ficou evidente a superioridade do grupo de treinamento. Na etapa registro no prontuário, os grupos foram semelhantes, com exceção de dois itens. Discussão: A avaliação pelo checklist leva a inferir que existe correlação positiva entre o método de ensino usando o guia sistematizado associado à técnica exame físico entre pares e o desempenho dessa habilidade. Conclusões: Diante da pesquisa realizada, a sistematização do ensino do exame físico de tireoide, através de um guia de ensino digital associado à técnica de exame físico entre pares (PPE-Peer Physical Examination), teve um bom resultado no desempenho dessa habilidade e nos permite sugerir a implantação dessa alternativa de ensino nos cursos de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, juntamente com o checklist para mensurar o desempenho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO
Interna - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR
Externo ao Programa - 3050763 - ERICO GURGEL AMORIM - UFRNExterno ao Programa - 3050287 - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA - UFRN
Notícia cadastrada em: 02/02/2025 00:35
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