Banca de DEFESA: ANNICK BEAUGRAND

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANNICK BEAUGRAND
DATA : 25/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/eyw-uwtu-vik
TÍTULO:

Educação médica na escola: experiência de estudantes de Medicina em novo cenário de prática


PALAVRAS-CHAVES:

Pesquisa-ação; Pesquisa Qualitativa;  Educação em Saúde; Pediatria, Atenção Primária à Saúde.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

No processo de ensino e aprendizagem, a experiência na prática profissional tem importância estratégica na formação do estudante de medicina. As atividades práticas dentro da estrutura curricular permitem, ao estudante, um melhor entendimento sobre as reais necessidades em saúde da população e a integração ensino-serviço-comunidade. Esse trabalho se propõe a contribuir para a formação integral dos estudantes de medicina por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde num novo cenário de prática no contexto da pediatria. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, que possibilitou estudantes de medicina da UFRN identificarem as necessidades de saúde de crianças e adolescentes no contexto escolar, planejando uma intervenção a partir dessa demanda e avaliando sua prática. Este trabalho compreendeu as seguintes fases: identificação do problema; recrutamento dos participantes, oficina de preparação para o campo; intervenção; e avaliação dessa intervenção.  A coleta de dados se deu por entrevistas semi-estruturadas e os dados foram analisados pelos métodos de análise de conteúdo temática categorial de Bardin. Entre os relatos das entrevistas com os estudantes de medicina, emergem 5 categorias: diagnóstico situacional do ambiente escolar, escola como espaço de atividade prática, sentimentos do estudante diante do novo cenário de prática, dificuldades perante o atendimento pediátrico e impacto da experiência na formação do estudante de medicina. Pode-se perceber a importância de um programa de saúde na escola, inserido e integrado no cotidiano e na cultura escolar, no currículo da graduação da área de saúde, como forma de ampliar as experiências e ter uma vivência dentro de um cenário do cotidiano da criança e do adolescente. A escola, na experiência dos graduandos de medicina, oferece a possibilidade de educar e aprender por meio da construção de conhecimentos, resultantes de diferentes saberes, dos conhecimentos científicos  e  da  experiência pessoal e profissional, podendo contribuir para uma formação mais condizente com as reais necessidades de crianças e adolescentes.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA VIVIANE LISBOA DE VASCONCELOS - UFAL
Externa ao Programa - 4220250 - NIVIA MARIA RODRIGUES ARRAIS - nullPresidente - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
Notícia cadastrada em: 14/08/2023 13:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao