PROPOSTA DE FORMAÇÃO ORIENTADA POR COMPETÊNCIA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
Residência em Saúde; Formação; Avaliação Educacional.
CONTEXTO: O ensino na área da saúde vem passando por modificações importantes e o advento dos programas de Residência Médica e Multiprofissional no Brasil tem possibilitado aos profissionais dos serviços de saúde discussões e reflexões relativas aos princípios e diretrizes do SUS. Tendo em vista que formar especialistas para o Sistema Único de Saúde requer a aquisição e/ou aprimoramento das competências, atitudes e conhecimentos dentro de sua área de domínio, se torna primordial orientar a formação por meio de avaliações pertinentes.OBJETIVO: Elaborar matriz de competências e instrumento avaliativo do desempenho dos Residentes da Residência Multiprofissional em Assistência Materno-Infantil do Hospital Universitário Ana Bezerra. METODOLOGIA: Estudo qualitativo do tipo intervencional, tendo como participantes os Residentes do primeiro ano de 2019, tutores e a coordenadora da Residência. A coleta de dados do estudo foi desenvolvida em duas etapas: A primeira, consistiu na realização de uma oficina com Residentes e tutores para discussão e elaboração de uma proposta de matriz de competências e de um novo instrumento avaliativo para a Residência. A segunda etapa, que também se deu em forma de oficina, contou com a participação dos tutores e da coordenadora da Residência para ajustes nos instrumentos propostos. As falas dos participantes da primeira oficina foram transcritas e analisadas tendo Bardin (2011) como referência. RESULTADOS: Este trabalho tem como resultado a construção de dois instrumentos. O primeiro intitulado de Matriz de Competências e o segundo denominado Instrumento Avaliativo Por Competência. As discussões realizadas nas oficinas revelaram as dificuldades dos Residentes na elaboração desses dois instrumentos, como também a necessidade da elaboração de uma avalição capaz de mensurar a competência dos mesmos.