IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE CUIDADOS PALIATIVOS NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)
Cuidado paliativo; educação médica; graduação; metodologias ativas.
Contexto: A mudança no perfil de morbi-mortalidade no Brasilcria a necessidade de formar médicos capazes de atender pacientes com doenças ameaçadoras de vida através de ações paliativas. Afim de agregar tais competências sentiu-se a necessidade da criação da disciplina de cuidado paliativo (CP) na graduação em medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Objetivo: Descrever o processo de planejamento, implementação e avaliação da disciplina de CP na graduação em medicina da UFRN.
Métodos: O planejamento da disciplina foi realizado a partir das principais diretrizes internacionais, analisando as temáticas que deveriam ser abordadas, destacando a interdisciplinaridade, comunicação e vivência prática. Durante o desenvolvimento da disciplina definiu-se ainda carga horária, metodologia de ensino-aprendizagem para cada encontro, além dos processos avaliativos e ementa da disciplina. Quinze vagas foram disponibilizadas, com carga horária total de 45 horas, divididas em encontros teóricos, práticos, avaliações e feedbacks. Ao final do semestre os discentes avaliaram a disciplina através de um questionário eletrônico.
Resultados: A disciplina foi ofertada em 2016.2, com um encontro semanal, 30 discentes se pré matricularam na disciplina. Foram 10 encontros teóricos, todos em metodologias ativas de ensino aprendizagem, 6 encontros práticos, além das avaliações, sempre com feedbacks imediatos. As avaliações foram somativa, prática simulada do tipo OSCE (Objective Structered Clinical Examination) e de profissionalismo, sendo a última de maneira continuada. Os alunos avaliaram a disciplina de forma satisfatória, sendo as metodologias mais elogiadas as aulas expositivas dialogadas, TBL (Team Based Learning), Role Play e Estudo de Caso. O desempenho dos alunos foi considerado bom e bastante semelhante entre os diferentes períodos.
Conclusão: As professoras obtiveram sucesso no planejamento e implementação da disciplina, traduzidos pelo desempenho estudantil e a avaliação da disciplina. A continuidade da disciplina ainda esbarra na falta de especialização do corpo docente e de espaço no currículo da graduação em medicina.