“NA HORA QUE EU CHEGUEI LÁ, QUIS IR EMBORA”: NARRATIVAS E MEMÓRIAS DE DOCENTES MÉDICOS SOBRE O ENSINO BASEADO NA COMUNIDADE
Educação Médica; Ensino Baseado na Comunidade; Processo de Ensino-aprendizagem.
A Educação Médica no brasil passa, atualmente, por grandes transformações curriculares e o Ensino Baseado na Comunidade se tornou potencial cenário do processo de ensino-aprendizagem. A Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN (EMCM) foi criada na perspectiva dessa mudança de currículo e formação de profissionais com pensamento crítico e reflexivo, com inserção desde o primeiro semestre no ambiente da comunidade. Os docentes médicos que atuam nesse contexto foram formados no modelo de ensino médico tradicional, onde o ensino na comunidade não existia ou era pouco explorado. Sendo assim, observou-se a necessidade de compreender como as memórias da formação médica acionadas no ambiente da comunidade se expressam na experiência de ensino na comunidade dos docentes médicos da EMCM. O estudo é fundamentado na abordagem qualitativa, a técnica utilizada para obtenção dos dados da pesquisa foi a entrevista, com roteiro semiestruturado. A análise dos resultados foi realizada a partir da técnica de análise temática categorial. Dessa análise surgiram duas categorias: “Eles serão médicos dentro de uma comunidade”: currículo, memórias e formação médica e “Na hora que eu cheguei lá, quis ir embora”: experiências e memórias de um rito de passagem, que estão em processo de discussão de acordo com a literatura.