IMPLEMENTACÃO DA VISITA INTERPROFISSIONAL DE CARDIOLOGIA COMO ESTRATEGIA DE INSERÇAO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE.
Educação Interprofissional; Cardiologia; Trabalho em equipe.
A educação interprofissional ainda representa um grande desafio para a educação em saúde. O objetivo deste estudo foi explorar a forma como a Visita Interprofissional em Cardiologia (IVC) impacta diferentes profissionais de saúde e alunos como uma iniciativa da educação interprofissional. Implementar a Visita Interprofissional de Cardiologia (VIC) como estratégia de ensino Da educação interprofissional na graduação e pós-graduação da UFRN. Trata-se de um estudo exploratório prospectivo, de intervenção realizado entre março de 2013 a novembro de 2014, no serviço de cardiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), envolvendo profissionais da área da saúde do HUOL e estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de saúde da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN). O estudo ocorreu em três etapas:. Planejamento da atividade interprofissional; – Implementação da atividade “Visita Interprofissional de Cardiologia (VIC)” e Avaliação da atividade, sendo a última realizada através de grupos focais. O processo de planejamento e implementação da VIC foi descrito e da análise do segundo grupo focal emergiram cinco categorias: Reconhecimento da participação em atividades interprofissionais prévias; Visão conceitual de atividades interprofissionais; Impactos da VIC na assistência; Contribuições da VIC na formação e Desafios da manutenção da VIC. O processo de elaboração e planejamento da VIC atingiu os objetivos, embora a participação de alguns profissionais da saúde ainda não tenha sido sistemática em função da sobrecarga de atividades da equipe de enfermagem e dificuldade na conciliação dos horários. a VIC foi considerada uma experiência exitosa, sendo bastante elogiada e reconhecida como iniciativa de impacto positivo para a melhoria da assistência prestada ao paciente cardiopata. Fica claro, pela análise dos discursos, que a VIC é uma estratégia que impacta tanto na assistência quanto no ensino. Contudo, permanecem algumas dificuldades importantes, como a falta de recursos humanos, a dificuldade de integrar a VIC.