PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE, DISCENTES E USUÁRIOS SOBRE A COMUNICAÇÃO COM INDIVÍDUOS COM DÉFICIT AUDITIVO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Libras, Surdez, Inclusão social
No Brasil, a incidência da deficiência auditiva é elevada. Neste contexto, é necessário que os profissionais da saúde aprendam a Libras para desenvolver uma comunicação profissional/paciente não apenas para a realização da anamnese ou exame físico, mas também para dar continuidade no desenvolvimento da assistência. Assim, tal projeto objetiva levantar o nível de preparo dos profissionais da Saúde frente ao atendimento a pacientes surdos. Para aprofundar na importância da difusão da Libras no campo da saúde será utilizada a legislação vigente, além do Projeto Pedagógico dos cursos de medicina e enfermagem. No tocante ao conhecimento da língua serão utilizados os ensinamentos de Felipe 2009, Quadros 2007 e 2011. Trata-se de estudo prospectivo e descritivo, do tipo qualiquanti realizada com aplicação de questionário semiestruturado contendo perguntas abertas de fechadas a respeito do preparo do profissional de saúde que atua em uma unidade básica de saúde da cidade da cidade do Natal-RN. Inicialmente será realizada uma pesquisa social, envolvendo dois grupos distintos: os profissionais da saúde (preceptores e/ou docentes) e os estudantes dos cursos de saúde. Após a fase de diagnóstico, os dados serão analisadas e darão subsidio a construção de material informativo que venha a orientar e ajudar os profissionais de saúde no atendimento aos surdos e deficientes auditivos. Com este projeto visamos
construir uma ferramenta de fácil acesso para o profissional da saúde, possibilitando uma melhor preparo, para estabelecer comunicação eficiente entre o profissional da saúde e o sujeito surdo.