A FORMACAO MUSICAL DA BANDA SANCTIFIER: um estudo sobre a aprendizagem no contexto do metal extremo em Natal-RN
Aprendizagem musical em contextos não escolares. Aprendizagem musical de músicos populares. Heavy Metal. Metal Extremo. Death Metal. Sanctifier.
A Sanctifier é uma banda natalense de death metal, subgênero do heavy metal que – com o doom metal, thrash metal e black metal – pertence a uma vertente chamada “metal extremo”.Esta pesquisa tem como fundamentação teórica dois eixos base: o heavy metal e o processo de aprendizagem. O primeiro eixo aborda a cultura heavy metal de forma abrangente (Walser, 1993; Weinstein, 2000), passando para sua inserção e consolidação no Brasil (Leão, 1997; Janotti Junior, 2004), e culmina no metal extremo no país (Campoy, 2010). No segundo eixo, a formação musical é discutida na perspectiva da aprendizagem musical informal (Green, 2001, 2002, 2012), com foco na autoaprendizagem em contextos não-escolares (Corrêa, 2008), considerando bandas de rock e heavy metal como espaços formativos (Campbell, 1995), assim processos individuais e coletivos de aprendizagem musical em bandas de metal extremo (Carvalho, 2011). Além disso, o termo musicking fundamenta a visão de música enquanto atividade, não como objeto, visto que sua natureza e significado reside na ação humana ao tocar, ouvir, treinar, ensaiar, compor, dançar, entre outras (Small, 1998). A pesquisa delineou-se para um estudo de caso (Yin, 2015; Gil, 2009) que busca compreender como as formações musicais dos integrantes da Sanctifier determinam o musicking da banda. Por fim, este trabalho empenhou-se em compreender como ocorrem esses processos de aprendizagem de músicos populares dentro de uma cultura específica pertencente ao heavy metal: o death metal. Os resultados permitiram não apenas melhor conhecer a Sanctifier em si, mas também de como opera musicalmente o mundo do metal extremo da cidade do Natal, bem como quais são as resultantes não sonoras dessas relações. Espera-se que essas constatações possam influenciar novas pesquisas que visem: a compreensão da aprendizagem musical no contexto do metal extremo; as discussões da Educação Musical sobre as possibilidades de aprendizagem musical para além dos contextos escolares; assim como o fortalecimento das discussões já existentes sobre esses tópicos.