ABORDAGENS DE ESTILO E INTERPRETAÇÃO DIRECIONADAS À PERFORMANCE DA PEÇA “[CELLO]”, DE TOMÁS CABADO
Violoncelo, Música Contemporânea, Tomás Cabado, Pesquisa Artística.
Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões e estratégias de estudo e performance sobre a peça “[cello]” (2021), de Tomás Cabado. A metodologia utilizada, própria da pesquisa artística, segundo o Robin Nelson e o Henk Borgdorff , propõe um marco teórico e conceitual para se pensar a execução dessa peça, e enriquecemos essas reflexões com conversas com o próprio compositor da peça. Na dissertação, são apresentadas maneiras de abordar a obra e que podem ser úteis para outros repertórios do violoncelo contemporâneo. Também são apresentadas algumas reflexões do pesquisador/performer, com base na teoria, na filosofia e na poesia, para considerar como o estudo e a interpretação dessa obra e de repertórios semelhantes nos permitem focar no tempo, no detalhe e no silêncio, buscando novas experiências e relacionamentos em torno desses três conceitos.