O ensino do piano para crianças com transtorno de déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH)
Educação musical e TDAH; Ensino de piano e TDAH; Inclusão musical
Essa dissertação visa investigar o ensino de piano para crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), identificando e analisando estratégias pedagógicas utilizadas nesse processo educacional. O estudo reconhece o potencial no TDAH e abraça o conceito de neurodiversidade, enfatizando o papel paradoxal das condições neurológicas em revelar habilidades latentes. A dissertação discute sintomas do TDAH, especialmente a desatenção e hiperatividade, e seu impacto na aprendizagem. Apesar da escassez de estudos sobre o ensino de piano para alunos com TDAH, a pesquisa busca mapear estratégias de ensino, preenchendo lacunas no conhecimento e oferecendo insights valiosos para práticas pedagógicas inclusivas e eficazes. Aborda a limitada literatura existente na interseção entre educação musical e TDAH, visando preencher essa lacuna. A metodologia combina um estudo de caso único e pesquisa-ação, concentrando-se em uma criança com TDAH que frequenta aulas de piano. A pesquisa busca responder questões sobre estratégias pedagógicas atuais, criação de ambientes inclusivos e influência de contextos educacionais nas experiências de aprendizado de crianças com TDAH no piano. As metodologias escolhidas permitem uma análise aprofundada e estratégias práticas para otimizar a educação musical para crianças com TDAH, fornecendo orientação para outros educadores