O Regente e a Gravação de Áudio: Um estudo de caso acerca da performance gravada do Ciclo de Canções “My Eye See You”, de Stephen Lounsbrough.
Regência. Gravação. Ciclo de canções. Stephen Lounsbrough.
A presente pesquisa consiste em um estudo de caso no âmbito da gravação de áudio. O foco do trabalho é estudar o processo de gravação da obra “My eyes see You” (2014), de Stephen Lounsbrough, sob o ponto de vista do regente. Trata-se de um ciclo de canções para baixo-barítono e orquestra de câmara, estreado em 2015 no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte (CE), sob direção do regente Victor Almeida, pós-graduando, pesquisador e escritor do presente texto. Em Natal, uma orquestra de convidados realizou o ciclo no Auditório Onofre Lopes, chefiada pelo mesmo regente e o solista foi o barítono Lailson Toscano. A gravação, como sendo o produto final da performance, fez surgir a necessidade de compreender e relatar o processo de interpretação da obra. Passando pela análise da partitura, com finalidade performática, até o dia de captação propriamente dito, findando na pós-produção. Esta última etapa não foi executada pelo regente-pesquisador, mas requereu opiniões e informações importantes para equalização, por exemplo. No decorrer da leitura do trabalho, há um apanhado das questões relacionadas à regentes proeminentes e sua relação com a gravação de orquestra. Também, uma explanação sobre a metodologia de pesquisa, o tipo de análise musical e das formas mais comuns de captação do som orquestral. Além disso, informações sobre o compositor, o texto e mostradas partes da análise com a finalidade de expor como se aplica o método e qual o seu vínculo com a execução da obra. Depois disso, há a aplicação disso na prática da interpretação e, por fim, as considerações finais.