CONCERTINO “CHEIRO DA TERRA” PARA CLARINETA E BANDA: Estratégias para construção da interpretação para além dos desafios técnicos
Cheiro da Terra. Técnica do clarinete. Interpretação. Normando Carneiro
Este trabalho versa sobre as questões técnicas e interpretativas do Concertino Cheiro da Terra para Clarineta e Banda, do compositor paraibano Normando Carneiro (1949). A obra em questão, escrita no ano de 2005, dedicada a autora desta pesquisa, foi composta durante a estada do compositor, junto à Banda Filarmônica 24 de Outubro da cidade de Cruzeta/RN, numa fase de experimentação composicional. A fundamentação teórica para uma sugestão de processo de preparação técnica da obra está alicerçada nos trabalhos de ARAÚJO (2016), SILVA (2021), CAMPIONE (2001), LIMA (2006) e BONADE (2022). As reflexões sobre os aspectos de caráter interpretativos foram conduzidas a partir de uma comparação entre duas performances da obra, feitas pela autora desta pesquisa em momentos diferentes (2005 e 2023), tendo como subsidios os trabalhos de SLOBODA (1985), CARVALHO (2021), LABOISSIÈRRE (2003) e ABDO (2000). As vivências musicais da intérprete e do compositor, que se relacionam entre si, também fazem parte deste estudo, pois contribuem para a compreensão e consequente produção do som na realização da peça.