FANTASIA PARA SAXOFONE ALTO E MARIMBA: abordagens analíticas e técnico-interpretativas a partir de perspectivas do compositor e de dois intérpretes
1. Fantasia; 2. Análise estrutural 3. Saxofone erudito; 4. Anderson Pessoa; 5. Sugestões interpretativas
Este trabalho aborda procedimentos analíticos e técnico-interpretativos a respeito da Fantasia para Saxofone Alto e Marimba do compositor Anderson Pessoa, extraídos de uma análise estrutural voltada à performance, perspectiva do compositor e de dois intérpretes. Ao considerar um destaque notável de Anderson Pessoa na área da composição, identificamos a ausência de trabalhos acadêmicos ao seu respeito que expusessem sua grande contribuição e importância na área. Paralelo ao fato de ser ainda pequeno o número de pesquisas acadêmicos que abordam questões sobre interpretação em obras para saxofone e música câmara, fomos impulsionados a contribuir para o incremento de estudos acadêmicos que destaquem aspectos interpretativos e valorizem compositores atuais que cooperam para o enriquecimento do repertório erudito de saxofone no Brasil. A pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa e encontra-se dividida em quatro partes: a primeira, foi feita uma reflexão sobre análises voltadas a performance, e sua importância e abordagem na obra em questão. A segunda, foi realizada uma entrevista semiestruturada com Anderson Pessoa, a fim de levantar dados biográficos sobre sua formação musical, carreira como professor, sua vida como compositor e arranjador, assim como uma pequena listagem de obras suas. Já na terceira, de um modo geral, abordou-se questões a respeito da estrutura da obra, considerando suas ligações rítmicas e temáticas, elementos composicionais, e as inspirações que basearam o compositor em sua criação. A última parte, baseou-se em apresentar sugestões interpretativas segundo a experiência e conhecimento de dois intérpretes, Paulo Roberto da Silva e Raimundo Ranieri, autor deste trabalho –, a partir das dificuldades de execução encontradas em trechos pré-determinados. Acreditamos que os aspectos práticos aqui abordados ajudarão ao intérprete a alcançar uma performance mais consciente acerca da obra estudada.