O MOVIMENTO CORPORAL NA PREPARAÇÃO E NA PERFORMANCE MUSICAL DA OBRA "SETE PEÇAS PARA PIANO" DE AMARAL VIEIRA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS COREOLÓGICOS DE RUDOLF LABAN
Performance; Rudolf Laban; movimento corporal; piano.
Esta dissertação apresenta uma interface entre a música e o movimento corporal visando a preparação para a performance musical. Partindo da observação que a experiência sensorial pode ampliar os sentidos e percepções, a pesquisa busca investigar as possibilidades do trabalho do corpo como protagonista no fazer musical, proporcionando um autoconhecimento sobre as possibilidades do domínio do corpo e do espaço, e inserindo-os na multidirecionalidade musical. Tendo como base teórica os estudos do movimento de Rudolf Laban (1978), mais especificamente os fatores de movimento presentes na coreologia e as ações do esforço, a exploração corporal sob a perspectiva labaniana foram aplicados à obra Sete Peças para Piano, Op. 169, de Amaral Vieira, em pesquisa qualitativa autoetnográfica. As reflexões da performer acerca do processo foram de se reconhecer como sujeito corporificado e sensível, o processo artístico proporcionou transformações na concepção da obra assim como mudanças em aspectos musicais e sensoriais, o desenvolvimento da escuta ativa, relaxamento corporal, clareza de intenções musicais e liberdade interpreteativa.