A HISTÓRIA DO ENSINO DA TROMPA EM PERNAMBUCO: possibilidades formativas para promover a inserção da trompa no frevo
Trompa, ensino do instrumento, Performance, Frevo.
Esta dissertação tem como objetivo de identificar os principais fatores que influenciaram no fato da trompa não estar efetivamente inserida nas práticas tradicionais e características do frevo e qual a relação desse cenário com a formação de trompistas atuantes nas cidades de Recife e Olinda. Para atingir esse objetivo geral será abordada a história da trompa em Pernambuco no período de 1700 até os dias atuais, contribuindo para uma análise sobre o contexto do ensino e práticas em diferentes épocas. Nesse contexto, foram observadas características dos processos de ensino/aprendizagem a germinação do gênero frevo e seus afluentes e aspectos históricos do desenvolvimento da construção de instrumentos musicais inseridos na banda de música em Pernambuco, e entrevistas semiestruturadas com maestros e compositores do universo do frevo, assim como com os professores de trompa pernambucanos e trompistas profissionais e estudantes da região. Quanto às entrevistas foi possível identificar importantes temáticas relacionadas ao contexto investigado, qual seja a relação da trompa com o saxhorn na banda de música, o professor mult-instrumentista e a relação dos entrevistados com repertorio frevístico. Ainda foi possível conhecer o cenário da história da trompa em Pernambuco, os tipos de instrumentos usados em diferentes épocas e do seu ensino. A partir da pesquisa realizada foi possível identificar aspectos que contribuíram para a trompa não estar efetivamente inserida no frevo e que indicam como o ensino de trompa em Recife e Olinda pode ter influenciado essa situação.