A FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE VIOLONCELISTA A PARTIR DO ENSINO E APRENDIZAGEM ONLINE
A FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE VIOLONCELISTA A PARTIR DO ENSINO E APRENDIZAGEM ONLINE____________________________________________________________________
Ensino online, Musica e Tecnologia, Violoncelo
Esta pesquisa enfoca o ensino e aprendizagem no violoncelo por meio do uso de tecnologias digitais de comunicação e informação utilizando recursos online. O ensino de música online já ocorre em instituições renomadas em países do exterior de forma bem estabelecida. No Brasil apesar de termos algumas instituições e ramos de pesquisa pioneiros neste formato. Desde o ano de 2019 notamos uma necessidade de compreensão dos processos de aulas online - assíncronos e híbridos - de forma sistematizada na integração entre violoncelistas e formação musical. Como procedimento metodológico foi realizado um curso online de violoncelo com duração de três meses com vinte alunos oriundos de diferentes estados do Brasil e do Peru no ano de 2020. O desenvolvimento dos alunos foi observado ao longo de um planejamento de aulas híbridas de instrumento, e ao longo do período observamos um amadurecimento na autonomia no estudo individual. Durante o curso foram realizados questionários com o intuito de coletar o relato dos alunos antes e depois da experiência do curso. Os dados foram analisados com base nas respostas dos questionários em conjunto da avaliação dos professores durante o período de aulas e demonstraram um progresso técnico nos alunos além de criação de novos vínculos musicais. Coletamos e analisamos dados da turma de violoncelo do Festival de Música em Casa (FIMUCA) realizado de forma online pela UFRN em julho de 2020. O ensino de música mediado virtualmente apresenta desafios, entretanto é uma ferramenta que possibilita a inclusão de alunos e músicos em localidades distantes dos centros de ensino.