DAMODARA: Uma Pesquisa-ação em uma turma da educação infantil com música/cultura Védica
Primeira Infância, Interculturalidade, Valores Humanos, Vedas, Educação Musical na Infância.
Este trabalho teve como objetivo geral compreender as impressões da inserção da música védica na educação infantil na escola de educação básica. Com os objetivos específicos procurei: perceber como se dá o processo da educação musical numa perspectiva intercultural; entender quais as necessidades de aprendizagem musical intercultural da turma pesquisada; identificar quais elementos da cultura védica melhor se relacionam com o contexto em questão; e perceber as compreensões e reflexões desenvolvidas pelas crianças a partir do contexto intercultural musical com a cultura védica. As visões de cultura, música e educação musical de John Blacking, Luiz Ricardo Queiroz e Maura Penna e as compreensões da cultura védica por A. C. Baktivedanta Swami Prabhupada e Hridayananda Das Goswami constituíram meu referencial teórico. A Pesquisa-ação foi desenvolvida no Núcleo de Educação da Infância/ Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI/CAp – UFRN) na cidade do Natal-RN. Tendo em vista os objetivos da pesquisa a turma selecionada foi a Turma 4 A da Educação Infantil, último ano dessa etapa da educação. Os dados foram coletados a partir de áudios, diário de bordo, registros de imagem e vídeo e entrevista semiestruturada. Os resultados sinalizaram quatro enfoques principais: O Conceito e o Preconceito; Culturas Distintas, Valores Semelhantes; Aqui e Agora; e Do Imaginário ao Concreto. Nesta perspectiva esta pesquisa contribui para que a área da educação musical possa expandir suas propostas dentro do viés intercultural.