ASPECTOS TÉCNICO-INTERPRETATIVOS DA PRÁTICA DA TROMPA A PARTIR DO ESTUDO
DA OBRA MILINDÔ PARA TROMPA E PIANO DO COMPOSITOR LIDUINO PITOMBEIRA
Práticas interpretativas. Trompa. Repertório brasileiro dos séculos XX e XXI. Liduino Pitombeira.
Esta pesquisa é um estudo sobre as possibilidades e estratégias metodológicas possíveis para o preparo da peça Milindô (2019) para trompa do compositor Liduino Pitombeira (1962), diante das dificuldades técnicas, interpretativas e suas características. Este repertório encontra-se em processo de inclusão nos recitais acadêmicos de música. Está pesquisa teve como objetivo realizar um estudo e descrever as possibilidades e estratégias metodológicas possíveis para o preparo de repertório para trompa de Liduino Pitombeira; os recursos aplicáveis ao desenvolvimento de uma performance da música para trompa diante das dificuldades técnicas, interpretativas e suas características. Considerando a quantidade e diversidade de obras com trompa do compositor, foi escrita uma peça para este trabalho, a obra foi intitulada de “Milindô” e foi escrita para trompa e piano e dedicada a autora deste trabalho. Para a realização deste trabalho tornou-se necessário a compreensão do universo da pesquisa em música bem como suas subáreas. Para a realização deste trabalho optamos por utilizar a metodologia de cunho qualitativo. Dentre as ferramentas utilizadas neste trabalho podemos citar a pesquisa bibliográfica e documental. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com o compositor estudado com o intuito de conhecer a peça do ponto de vista do compositor. Foi possível identificar e apontar perspectivas técnico-interpretativas para o aprendizado e o desenvolvimento da performance da obra.