Concepções e proposições para execução do toque Alujá pra Xangô na bateria a partir de um estudo na Nação Xambá
Cultura africana; Ritmos afro-brasileiros; Alujá; Nação Xambá; Bateria afro-brasileira
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo principal analisar as matizes rítmicas afro-brasileiras a partir das observações do toque denominado Alujá para Xangô, executado pela Comunidade Nação Xambá, na cidade de Olinda-PE. A metodologia está dividida, basicamente, em três pontos concomitantes, a saber: 1) análise bibliográfica sobre o candomblé e os respectivos ritmos afro-brasileiros mais especificamente sobre o ritmo Alujá ofertado a Xangô; 2) análise desse ritmo focado nas nuances durante a execução na referida Nação e (semelhanças e diferenças) encontradas em diferentes regiões e templos de candomblé no Brasil; 3) adaptações dos padrões executados pelos instrumentos de percussão na bateria enfatizando as peculiaridades extraídas das análises. A metodologia utilizada partiu da análise das gravações das performances desse ritmo, realizadas durante as entrevistas semiestruturadas com intérpretes e pesquisadores vinculados a Nação Xambá, objeto de análise deste trabalho. Como ferramenta de análise, esses toques foram transcritos e posteriormente analisados sob o aporte do software Sonic Visualiser. O cruzamento desses dados permitiu utilizar tais elementos como ferramentas para a execução desse toque afro-religioso, viabilizando que fossem estabelecidas relações (diretas e indiretas) sobre as nuances e particularidades encontradas no processo de sua execução. A partir daí, foram propostas adaptações dos padrões rítmicos aplicando na bateria, enfatizando os elementos que foram coletados.