OSUFPB IN FOCUS: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS MÚSICOS EM RELAÇÃO À INTERPRETAÇÃO DO DIVERTIMENTO PARA CORDAS DE BÉLA BARTÓK EM QUATRO DISTRIBUIÇÕES PARA O NAIPE DE CORDAS
Práticas performáticas. Distribuições do naipe de cordas. Interpretação musical. Percepção Musical.
A seguinte pesquisa tem como objetivo estudar a percepção musical e sensorial dos músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Paraíba (OSUFPB) a traves da interpretação musical de quatro fragmentos previamente escolhidos do Divertimento para Orquestra de Cordas Sz.113, BB.118 (1939) do compositor Húngaro Béla Bartók (1881-1945) em função de quatro distribuições para o naipe das cordas (Distribuição Americana; Variante da Distribuição Americana; Distribuição Europeia e Variante da Distribuição Europeia). O método utilizado foi à aplicação de um questionário contendo oito perguntas baseadas nos tópicos a seguir: Afinação; Equalização ou Equilíbrio; Contato visual; Junção da música; Audição da interpretação dos colegas; Conforto tocando em uma distribuição determinada; Avaliação da distribuição para a obra e a Costume de tocar em uma distribuição determinada. A percepção dos músicos da OSUFPB foi capturada através da Escala de medição tipo Likert de cinco respostas, também se sinala que para complementar a escolhia dos participantes foi solicitado incluir comentários de sua resposta com o fim de ampliar o escopo dos tópicos em relação às distribuições. Posteriormente, os dados foram tabulados e analisados estatisticamente utilizando o software IBM SPSS Statistics 25 (Pacote Estatístico para as Ciências Sociais) para obter o analise de Frequência e Porcentagem. Além disso, os resultados obtidos através do software foram condensados pela Somatória dos valores Negativos, Neutros e Positivos da Escala de Likert e por último foi feito um Resumo Comparativo Percentual com nossa interpretação por cada pergunta e dos comentários mais relevantes. Os resultados indicam uma maior preferencia para a Distribuição Americana com uma inclinação descendente para as demais distribuições concluindo que as preferencias estão ligadas diretamente com o costume de tocar em uma distribuição determinada.