Especificidades da escrita Braille aplicada ao violão
Ensino de violão e deficiência visual; Música e deficiência; Adaptação de Materiais; Inclusão.
Este trabalho a uma investigação realizada com dois participantes da Orquestra de Violões da UFRN, subgrupo do projeto de extensão universitária Esperança Viva. Assim se busca investigar o processo de leitura/execução do violão a partir da musicografia Braille específica para o instrumento, bem como propor estratégias metodológicas e de materiais adaptados para que se tornem acessíveis para pessoas com deficiência visual. Para isso a investigação terá como base a abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como metodologia para a coleta, análise de dados e intervenção no campo empírico. Dessa forma a investigação trará discussões acerca da inclusão no contexto de formação da pessoa com deficiência visual, bem como a escrita e linguagem utilizada para com esta deficiência. Para esse trabalho buscou-se apoio nas concepções de BONILHA (2006), GIESTEIRA (2013), LOURO (2016), MASINI (2013), TOMÉ (2003), entre outros. Assim, pretende-se contribuir com a área do ensino de música para pessoas com deficiência visual, abordando reflexões e acerca da utilização de materiais adaptados acessíveis para tornar o processo de aprendizagem mais eficaz e significativos para estas pessoas.