A RELAÇÃO DOS RITMOS AFRO-BRASILEIROS COM INTERPRETAÇÃO DA OBRA TRÊS CANTOS DE IEMANJÁ PARA
VIOLONCELO E PIANO DO COMPOSITOR MARLOS NOBRE
Marlos Nobre; Violoncelo; Afro-brasileiro; Três Cantos de Iemanjá; Ritmo.
A obra Três Cantos de Iemanjá para violoncelo e piano foi composta por Marlos Nobre,
pianista e compositor brasileiro, nascido em Recife-PE, em 18 de fevereiro de 1939. Essa obra
foi escrita para uma violoncelista, Aurora Nátola Ginastera, esposa do compositor argentino
Alberto Ginastera (1938-1983). A obra é composta por três movimentos: Estrela do Mar,
Iemanjá Ôto e Ogum de Lê. Analisando a obra, podemos observar a influência da música
folclórica afro-brasileira. Nota-se que o compositor trabalha variedades rítmicas entre os
movimentos, utilizando técnicas que representam sons e instrumentos da música folclórica
brasileira, que dialogam com a obra. Nessa obra, podemos observar os ritmos do Baião,
Maracatu, Samba e Coco, principais ritmos da música afro-brasileira. Essa análise possui o
enfoque qualitativo, pois pretende utilizar “métodos de coleta de dados sem medição
numérica, como as descrições e as observações.” (SAMPIERI, 2006, p. 5). De acordo com
Sampieri (2006, p. 11): “Um estudo qualitativo busca compreender seu fenômeno de estudo
em seu ambiente usual”. O trabalho foi dividido nas seguintes etapas: Realização de um
estudo sobre Marlos Nobre, observando suas influências como compositor, através de levantamentos das suas obras para violoncelo, para piano, estudo sobre a cultura afro-brasileira, entrevista com o compositor, realização de um estudo interpretativo e técnico dapeça.