O PROCESSO COLABORATIVO EM TEATRO MUSICAL: Investigando a aprendizagem musical de crianças na Educação Básica.
Educação Básica, Processo Colaborativo, Teatro Musical
Este trabalho aborda as temáticas do Processo Colaborativo, Teatro Musical e Educação Básica, cujo objetivo é identificar e analisar como se dá o processo de aprendizagem musical de crianças a partir da construção de um espetáculo de Teatro Musical mediado pelo Processo Colaborativo na educação básica. A pesquisa tem como metodologia a abordagem qualitativa na modalidade de Pesquisa-ação (ENGEL, 2000; TRIPP, 2005) e usa como principais autores Gaulke (2013) sobre a música na escola básica, Abreu (2004) e Araújo (2006) sobre Processo Colaborativo, Santa Rosa (2012) sobre o Processo Colaborativo no Teatro Musical e Santa Rosa (2006), Freitas (2015), Sousa (2015) e Monteiro (2015) sobre a prática do Teatro Musical como formação artística. Durante o processo, foram realizadas anotações em diário de campo, filmagens e fotografias que permitiram reflexões sobre os dados. Como resultados, a pesquisa identifica as etapas do processo de criação colaborativa do musical realizado, algumas características da escola básica pública que tiveram impacto na construção do espetáculo e os desafios e aprendizados sobre a prática docente. A análise sobre a aprendizagem dos alunos ainda está em construção, tendo em vista que ainda será preciso realizar entrevistas com os alunos participantes da montagem do musical.