O EDUCADOR MUSICAL MULTI-INSTRUMENTISTA: uma investigação a partir das narrativas de professores de música em múltiplos contextos
Multi-instrumentista; Educação Musical; Atuação Docente
Este trabalho aborda a atuação do músico multi-instrumentista enquanto educador musical. No âmbito desta pesquisa, entende-se esse profissional como aquele que, além de tocar vários instrumentos, é capaz de realizar diferentes tarefas a partir da música, ou seja, a habilidade de reger, compor e construir arranjos musicais para dar maior significado à sua prática também está inserida nesse conceito. Para tanto, a investigação apresenta-se dentro da abordagem qualitativa (BRESLER, 2000) e a metodologia escolhida para construção dos resultados foram as histórias de vida (JOSSO, 2004 SAHAGOFF, 2015; CUNHA, 2009). Esta pesquisa contou com a colaboração de três professores de música que estão inseridos em contextos diferentes – escola de educação básica, escola especializada e terceiro setor (ONG e igreja evangélica). Cada um deles narrou a sua história e a sua atuação enquanto educador musical que possui as características de multi-instrumentista. Para isto, foram realizadas entrevistas temáticas semiestruturadas com questões abertas. A fundamentação teórica deste trabalho versa sobre a Educação Musical Intercultural (GROSSI, 2003; ARROYO, 2000; QUEIROZ, 2015; QUEIROZ, 2004; FIGUEIREDO, 2011; BELLOCHIO, 2003), o Educador Musical Intercultural (OLIVEIRA, 2003; MATEIRO, 2003; PENNA, 2006) e o perfil desse profissional Multi-Instrumentista (RAUBER, 2017; PRESSER, 2013). Os resultados encontrados discorrem sobre o perfil desse professor, seus espaços de atuação e os impactos que essa sua característica causa na aprendizagem dos alunos e na carreira docente desse educador.