O TRABALHO COM CRIATIVIDADE NA PRÁTICA DE PROFESSORES DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE NATAL/RN
Educação Musical; Criatividade; Professor Criativo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar as concepções, motivações e práticas que caracterizam a ação pedagógica de professores que tem a criatividade como processo e objetivo de sua proposta de educação musical dentro do contexto escolar da cidade do Natal/RN. As reflexões que nortearam a investigação estão fundamentadas em autores que abordam os aspectos referentes à criatividade em geral, o indivíduo criativo, o processo de criação (NACHMANOVICTH, 1993; GARDNER, 1996) – incluindo o processo criativo musical –, as motivações envolvidas nesse processo (REEVE, 2006), e a formação e atuação pedagógica do professor criativo (ABRAHÃO, 2015; SCHAFER, 1991). O método de pesquisa escolhido foi o estudo de caso múltiplo, utilizando como ferramentas de coleta de dados o questionário, a observação direta e a entrevista semiestruturada. Na primeira etapa, foram coletados vinte e dois questionários de educadores musicais atuantes da rede de educação básica da cidade do Natal/RN, onde foi possível visualizar o cenário de atuação pedagógica desses profissionais, o que possibilitou a seleção de três deles, para que o estudo fosse aprofundado a partir das suas práticas. A partir daí, oito aulas de cada educador foram observadas, analisando o impacto da prática pedagógico-musical autoral na realidade da sala de aula, e posteriormente, as concepções e relatos dos profissionais foram coletados através das entrevistas. Os resultados apresentam alguns fatores relevantes do processo criativo do professor, a fim de possibilitar a reflexão de que todos tem a condição e a possibilidade de criar, desde que se permita e possua o conhecimento sobre o processo criativo (NACHMANOVICTH, 1993).