Gestualidade Cênica e Interface Tecnológica na montagem e execução da performance percussiva contemporânea
Percussão; gestualidade cênica; interface tecnológica; Corporel; Pesquisa Artística; Musicologia da Performance;
O presente trabalho é um estudo teórico e prático sobre a montagem e execução de duas performances: ?Corporel (Vinko Globokar, 1985) e Science Fictions Sceneries (Rafael Diniz, 2017). Abordando estudos que legitimam a ação interdisciplinar como forma de potencializar o desempenho do percussionista, relatamos a construção do processo criativo investigando estratégias que promovam à expansão prática do performer, dentro do viés corporal e tecnológico, levando ao desenvolvimento da gestualidade cênica atrelada à interfaces tecnológica.
Esses dois vieses, se adéquam ao trabalho na medida em que percebemos o repertório contemporâneo para Percussão transcender os limites da formação tradicional do músico, motivando olhares na amplificação da sua prática e seus resultados. Para a qualificação iremos apresentar dois capítulos: O estudo teórico que motivou nossa metodologia calcado na análise e discursão de aspectos da pesquisa em performance contemporânea como é o caso da Pesquisa Artística, Musicologia da Performance e estudos que motivam o desenvolvimento de novas abordagens na análise interpretativa e o capítulo 5, onde apresentamos parte do estudo desenvolvido em ?Corporel (Vinko Globokar) que contou com a colaboração de uma diretora de cena em “oficinas de experimentação” na montagem e preparação corporal, bem como nas estratégias cênicas (controle de energia, perspectiva, condução e contração) que serviram para potencializar as possibilidades corporais do performer às características imersivas da peça.