PROCESSO FORMATIVO DO MÚSICO POPULAR E SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES: compreensões a partir do estudo de caso com dois instrumentistas.
Educação musical. Autonomia na formação. Música popular. Espaços de formação. Aprendizagem musical.
Os diversos espaços em que os músicos transitam em busca da sua formação são assuntos em debate na atualidade. Diante disso, a Educação Musical, pensada como a área que contempla o estudo e os processos de formação em música, certamente está atenta em perceber os distintos ambientes em que acontece a aprendizagem musical. Com foco nessa busca, o presente trabalho tem o objetivo de aprofundar a compreensão acerca dos espaços formativos dos músicos populares. Nesse sentido, proponho compreender a formação musical dos instrumentistas Eduardo Taufic e Jubileu Filho, sujeitos da pesquisa. O trabalho traz uma revisão de literatura com o fito de evidenciar o estado do conhecimento sobre o tema. A fundamentação teórica proporciona uma mediação no debate, apontando as inferências dos autores em constantes interlocuções com o campo. O estudo de caso com a abordagem qualitativa é o procedimento metodológico proposto. Na fase de coleta de dados, foram usados o questionário eletrônico, a observação direta, o caderno de campo e a entrevista semiestruturada. A organização e, posteriormente, a análise dos dados foram materializadas sob a ótica da análise textual discursiva. A construção textual das análises foi objetivada a partir de três pontos centrais: formação musical inicial, formação musical em distintos espaços e formação musical em contextos de profissionalização. Diante disso, a categorização oportunizou a compreensão sobre os diversos espaços formativos em que músicos populares transitam desde os seus primeiros contatos espontâneos com a música até a fase da atuação profissional. Os resultados obtidos revelam a complexidade da formação dos músicos populares. Essa formação está inteiramente ligada à prática em diversos espaços de atuação. Nesse sentido, o meio social revelou-se como um forte agente motivador, sobretudo pelo tratamento espontâneo que a música assumiu nesses espaços. Ademais, a família, os amigos, os professores, os recursos tecnológicos, o ambiente do trabalho, dos ensaios, certamente foram os grandes responsáveis pela formação musical dos músicos populares pesquisados neste trabalho.