EDUCAÇÃO MUSICAL PARA ADULTOS:Representações sociais sobre idade e musicalização
Educação musical de adultos. Representações sociais. Música e adultez.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a musicalização de adultos procurando entender o papel das representações sociais na constituição de concepções, valorações e comportamentos de professores e estudantes de música. O interesse é a investigação da dimensão simbólica envolvida no processo musicalização de adultos e não o processo de musicalização ou ensino de música per si. Para tanto foram entrevistados alunos e professores da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Usamos como referencial teórico o conceito de representação social de Moscovici (2009) e Jodelet (2001) e como metodologia foi utilizado um levantamento bibliográfico referente ao tema que nos forneceu elementos para a aplicação de entrevistas semiestruturadas, segundo a proposta de Spink (2013), de pesquisa qualitativa e análise das representações sociais. Dentre os resultados, encontramos diversas evidências de representações expressas e explicitadas em vários trabalhos acadêmicos ao longo de nosso levantamento bibliográfico, bem como evidências de representações sociais a respeito da musicalização de adultos dentre alunos e professores da Escola de Música da UFRN.