Mazurkas op. 50, 1-4 para piano de K. Szymanowski: Um estudo analítico e interpretativo.
Piano, Mazurka, Interpretação, Análise, Século XX
O presente artigo tem por objetivo desenvolver um estudo de análise e interpretação de quatro das 20 Mazurkas Op. 50 do compositor polonês Karol Szymanowski (1882-1937). As mazurkas Op. 50 foram escritas durante o período nacionalista do compositor, que teve início com a publicação do ciclo de canções Slopiewnie Op. 46. Esta pesquisa se desenvolve a partir dos trabalhos de autores como KOSAKOWSKI (1980), SAMSON (1980), PALMER (1983), CHYLINSKA (1993), PERKINS (1996), WIGHTMAN (1999), CHAE (2010) e CADRIN & DOWNES (2015). O trabalho apresenta um resumo biográfico do compositor, oferecendo um panorama geral da sua obra, as particularidades do período criativo com base no nacionalismo do seu país e um estudo das Mazurkas Op.50 n° 1, 2, 3 e 4 sob a ótica analítica e interpretativa. Por se tratar de uma abordagem voltada à execução de obras do repertório pianístico do século XX ainda pouco difundidas no Brasil, este artigo busca oferecer uma base teórico-estrutural, ajudando desta forma a suprir necessidades didáticas e ampliar as possibilidades na escolha de repertório a alunos e professores de piano.