MÚSICA EM PROJETOS SOCIOASSISTENCIAIS GOVERNAMENTAIS: práticas e concepções culturais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Natal
Ensino de música em serviços socioassistenciais. Música e cultura. Ensino de música e complexidade. Facilitadores de música. Música e projetos sociais.
Com o tema ensino de música em projetos sociais governamentais, este trabalho discute as concepções do ensino de música que permeiam as práticas educativo -musicais presentes no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Complexo Dom Bosco, em NatalRN. Objetiva-se refletir sobre as concepções do ensino de música e as relações entre as trocas de conhecimentos musicais e a cultura. Para isso, problematizam-se as concepções de ensino e aprendizado de música nos projetos sociais governamentais através de pesquisa de referenciais teóricos e da investigação em campo. Após essa etapa, estudam-se os aspectos culturais que participam do cotidiano das instituições que influenciam no aprender música no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e como tais aspectos se fazem presentes na constituição dos paradigmas que envolvem o ensino de música. Para isso, foi
empregada a abordagem qualitativa e o estudo de caso como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se o registro etnográfico, fotográfico, captações de entrevistas, gravações de áudio e vídeo. Por fim, conclui-se que o ensino de música, dentro do SCFV, é envolto a concepções culturais que se remetem ao espaço do Oratório Dom Bosco e ao mesmo tempo a política pública socioassistencial. Sendo por vezes conflitantes, as concepções como disciplina, protagonismo e combate a exclusão social se remetem ao holograma cultural dialógico das instituições envolvidas no processo educativo .