MÚSICA EM PROJETOS SOCIOASSISTENCIAIS GOVERNAMENTAIS: práticas e concepções culturais
Ensino de música em serviços socioassistenciais. Música e cultura. Ensino de música e complexidade. Facilitadores de música. Música e projetos sociais.
Com o tema ensino de música em projetos sociais governamentais, este trabalho discute as concepções do ensino de música que permeiam as práticas educativo -musicais no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ocorrido no Complexo Dom Bosco, em Natal-RN. Objetiva-se investigar as concepções e relações no qual ocorrem
as trocas de conhecimentos musicais nas oficinas de um núcleo do serviço socioassistencial governamental em Natal. Para isso, problematizam-se as concepções de ensino e aprendizado de música nos projetos sociais governamentais através de pesquisa de referenciais teóricos e da investigação em campo . Após essa etapa,
analisam-se os aspectos culturais participam do cotidiano das instituições que influenciam no aprender música no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e como tais aspectos se fazem presentes na constituição dos paradigmas que envolvem o ensino de música. Para isso, foi empregada a abordagem qualitativa e o estudo de caso como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizouse o registro etnográfico, de fotográfico, captações de entrevistas, gravações de áudio e vídeo. Por fim, conclui-se que o ensino de música, dentro do SCFV, é envolto a diversas concepções que se remetem a culturas que por vezes são conflitantes, mas dialógicas.