ENSINO E APRENDIZAGEM DE VIOLÃO NA UFRN
Concepções de Ensino, Concepções de Aprendizagem, Pedagogia do Violão, Educação musical.
O ensino do instrumento no Brasil tem sido mais amplamente estudado pela educação musical nos últimos anos, constituindo um campo significativo de investigação científica. Este trabalho se atém a análise de uma realidade do ensino de instrumento, considerando de maneira mais específica o ensino de violão. De maneira pontual, aborda a realidade do ensino de violão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), considerando cursos específicos do instrumento nesta instituição. Assim, o presente trabalho foi pautado pelo objetivo de compreender as concepções, conteúdos e perspectivas didáticas e metodológicas que constituem o ensino e aprendizagem de violão na UFRN. Para alcançar este objetivo principal, buscou-se verificar, em linhas gerais: 1) as perspectivas teóricas, metodológicas e de conteúdos que embasam formação em violão nos cursos de música da UFRN; 2) as funções e objetivos das disciplinas de violão nos Cursos; 3) o perfil dos professores e alunos das disciplinas de violão; e, 4) as expectativas, objetivos e demandas dos sujeitos diretamente envolvidos nessas propostas de ensino musical; e, 5) as concepções acerca das práticas de formação e das metodologias de ensino que caracterizam a ação docente. Em consonância com os objetivos, o norteamento metodológico se pautou pelo paradigma qualitativo. Assim, os procedimentos de coleta de dados envolvidos foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, realização de entrevistas com os professores e aplicação de questionários. Posteriormente, esses dados foram sistematicamente organizados e analisados em sintonia com as características da pesquisa aqui apresentada. Portanto, busca-se como resultados para esta pesquisa evidenciar as concepções, conteúdos e perspectivas didáticas e metodológicas no contexto de ensino e aprendizagem de violão no campo empírico estudado. E assim, tecer relações entre este contexto e a literatura. Deste modo, serão percebidos, analisados e demonstrados quais as perspectivas para o ensino de instrumento na contemporaneidade, com especial atenção para o ensino de violão.