O GRAU DE SATISFAÇÃO DE DIFERENTES ATORES COM O ACOMPANHAMENTO DOS HIPERTENSOS DA ATENÇÃO BÁSICA.
Avaliação em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Hipertensão.
O processo de avaliação dos serviços de saúde deve ser baseado na percepção dos três atores: usuário, profissional e gestor. A avaliação do usuário deve ser pautada no que o utente deseja do serviço. A avaliação do profissional deve investigar se o serviço satisfaz as necessidades do profissional e se a realização dos procedimentos é adequada. A avaliação do gestor se refere ao uso eficiente e produtivo dos recursos para atender às necessidades do usuário dentro dos limites estabelecidos no processo gerencial.
O presente estudo faz parte da avaliação da Estratégia Saúde da Família (ESF), realizada com o propósito de avaliar o desempenho do serviço de saúde voltado para o hipertenso tomando como base as dimensões da atenção primária e comparar os indicadores dos diferentes atores: usuários, profissionais e gestores. Trata-se de um estudo de coorte, de base populacional, de caráter descritivo e analítico, realizado por amostragem aleatória e probabilística, com usuários, profissionais e gestores das Unidades de Saúde da Família do município de João Pessoa – PB. Foi calculado um índice composto para cada dimensão por meio da média dos escores dos indicadores (variando entre um e cinco) nas três versões. Os índices foram comparados entre usuários, profissionais e gestores, utilizando o teste de Kruskall-Wallis atribuindo-se um nível de significância de 5% e o teste U de Mann-Whitney para identificar as diferenças entre os pares de grupos.
A regressão logística múltipla foi usada para avaliar a associação entre a variável dependente, tipo de usuário (acompanhado ou não acompanhado) e os índices compostos de cada dimensão (variáveis independentes) gerando um modelo para o município.
Ao avaliar a satisfação entre os atores, observou-se diferença para a maioria das dimensões, sugerindo que o cuidado não está sendo capaz de atender as necessidades do usuário, ou estas necessidades não estão sendo compreendidas pelos profissionais e gestores.
A regressão logística não gerou modelo, todavia observou-se que a cada aumento da satisfação, em uma unidade (escala variando de 1 a 5), na dimensão Elenco de Serviços aumentava a chance do indivíduo se acompanhado em 1,82 vezes.
Sugere-se que os resultados desse estudo possam ser utilizados para fornecer elementos científicos de apoio para outras Unidades de Saúde da Família (USF) e instituições governamentais, através da aplicação dessa metodologia em avaliações dos serviços de saúde aos hipertensos.