Banca de QUALIFICAÇÃO: CHRISTIANA SOUTO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHRISTIANA SOUTO SILVA
DATA: 25/04/2014
HORA: 14:30
LOCAL: SALA DE AULA 01 - PPGCSA
TÍTULO:

O GRAU DE SATISFAÇÃO DE DIFERENTES ATORES COM O ACOMPANHAMENTO DOS HIPERTENSOS DA ATENÇÃO BÁSICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Hipertensão. 


PÁGINAS: 19
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

O processo de avaliação dos serviços de saúde deve ser baseado na percepção dos três atores: usuário, profissional e gestor. A avaliação do usuário deve ser pautada no que o utente deseja do serviço. A avaliação do profissional deve investigar se o serviço satisfaz as necessidades do profissional e se a realização dos procedimentos é adequada. A avaliação do gestor se refere ao uso eficiente e produtivo dos recursos para atender às necessidades do usuário dentro dos limites estabelecidos no processo gerencial.

O presente estudo faz parte da avaliação da Estratégia Saúde da Família (ESF), realizada com o propósito de avaliar o desempenho do serviço de saúde voltado para o hipertenso tomando como base as dimensões da atenção primária e comparar os indicadores dos diferentes atores: usuários, profissionais e gestores. Trata-se de um estudo de coorte, de base populacional, de caráter descritivo e analítico, realizado por amostragem aleatória e probabilística, com usuários, profissionais e gestores das Unidades de Saúde da Família do município de João Pessoa – PB. Foi calculado um índice composto para cada dimensão por meio da média dos escores dos indicadores (variando entre um e cinco) nas três versões. Os índices foram comparados entre usuários, profissionais e gestores, utilizando o teste de Kruskall-Wallis atribuindo-se um nível de significância de 5% e o teste U de Mann-Whitney para identificar as diferenças entre os pares de grupos.

A regressão logística múltipla foi usada para avaliar a associação entre a variável dependente, tipo de usuário (acompanhado ou não acompanhado) e os índices compostos de cada dimensão (variáveis independentes) gerando um modelo para o município.

Ao avaliar a satisfação entre os atores, observou-se diferença para a maioria das dimensões, sugerindo que o cuidado não está sendo capaz de atender as necessidades do usuário, ou estas necessidades não estão sendo compreendidas pelos profissionais e gestores.

A regressão logística não gerou modelo, todavia  observou-se que a cada aumento da satisfação, em uma unidade (escala variando de 1 a 5), na dimensão Elenco de Serviços aumentava a chance do indivíduo se acompanhado em 1,82 vezes. 

Sugere-se que os resultados desse estudo possam ser utilizados para fornecer elementos científicos de apoio para outras Unidades de Saúde da Família (USF) e instituições governamentais, através da aplicação dessa metodologia em avaliações dos serviços de saúde aos hipertensos. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 073.541.183-20 - MARDONE CAVALCANTE FRANCA - UFRN
Presidente - 093.636.534-04 - NEIR ANTUNES PAES - UFPB
Externo à Instituição - TANIA MARIA RIBEIRO MONTEIRO DE FIGUEIREDO - UEPB
Notícia cadastrada em: 23/04/2014 08:17
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