A VERSÃO BRASILEIRA DO PROTOCOLO FEE: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE E PERFIL DE DESENVOLVIMENTO EXECUTIVO EM CRIANÇAS DO NORDESTE BRASILEIRO
funções executivas; dados normativos; avaliação neuropsicológica infantil; desenvolvimento infantil.
Atualmente, a avaliação neuropsicológica das funções executivas (FE) tem sido objeto de interesse crescente de pesquisas. Apesar dos esforços em âmbito nacional na produção e adaptação de testes e tarefas que avaliam FE na infância, ainda evidencia-se notável insatisfação em relação à validação e normatização dos testes disponíveis, bem como escassez de baterias específicas para a avaliação das FE em população pediátrica no Brasil. Esse entrave dificulta o conhecimento acerca da semiologia dos distúrbios das FE em crianças e limita a avaliação e a pesquisa do desenvolvimento típico em crianças brasileiras. Este estudo pretende disponibilizar para os pesquisadores e profissionais brasileiros uma bateria de testes psicométricos desenvolvida na França e adaptada simultaneamente para diferentes culturas, a saber, Líbano, Marrocos, Tunísia, Equador e Brasil: o protocolo Fonctions Exécutives chez l’Enfant (FEE). Mais especificamente essa tese tem como objetivo analisar as propriedades psicométricas da versão brasileira do protocolo FEE e caracterizar o perfil de desenvolvimento das FE em crianças do nordeste do Brasil. Além disso, pretende-se investigar a validade clínica das tarefas do protocolo FEE através de estudos de caso de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. Para atingir os objetivos propostos, este estudo incluiu crianças de 7 a 12 anos com desenvolvimento típico de três cidades do Rio Grande do Norte. A amostra foi dividida em seis grupos etários e cada grupo foi constituído por aproximadamente 40 crianças, distribuídas de forma homogênea por sexo e tipo de escola. Para atingir o objetivo clínico, participarão do estudo 15 crianças entre sete e 12 anos com diferentes transtornos do neurodesenvolvimento e características de funcionamento disexecutivo. A proposta de análise dos dados inclui análise fatorial exploratória e confirmatória, com auxílio de ferramentas estatísticas.