CRIATIVIDADE, INTELIGÊNCIA E HABILIDADES DE LEITURA EM CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO
Criatividade; Inteligência; Leitura; Infância; Aprendizagem.
A criatividade tem sido foco de estudo em diferentes contextos, utilizada como habilidade facilitadora de competências necessárias na rotina dos indivíduos. No processo de aprendizagem, pode-se averiguar como ela se relaciona com outras habilidades, como a inteligência e competências de leitura, habilidades importantes para o sucesso acadêmico. O objetivo geral do estudo consistiu em explorar a criatividade, a inteligência, a consciência fonológica e a decodificação leitora de crianças do ensino fundamental I. O estudo caracterizou-se como exploratório, de caráter quantitativo e transversal, com a participação de 75 crianças divididas entre o 1°, 2° e 3° ano de escolas públicas municipais da cidade de Natal/RN. Foram avaliadas a inteligência, criatividade, consciência fonológica e decodificação leitora, através dos instrumentos: escala wechsler abreviada de inteligência (WASI), teste brasileiro de criatividade figural (TCFI), instrumento de avaliação sequencial (CONFIAS) e avaliação de palavras e pseudopalavras isoladas (LPI). Os resultados indicaram que, para a inteligência e criatividade, não houve diferenças estatísticas significativas entre as turmas. Já para a consciência fonológica e a decodificação leitora, houve diferenças estatísticas, com melhor desempenho para as crianças do 3°. Houve forte correlação entre o TCFI e a WASI, especialmente para o 1° e 3° ano; entre o TCFI, CONFIAS e LPI, especialmente para o 3° ano. Conclui-se com este estudo a importância de verificar aspectos da criatividade, inteligência e habilidade leitora em crianças em fase de alfabetização e a relação entre ambas, especialmente para crianças de baixa renda. Trata-se de um campo ainda pouco explorado e que merece futuras investigações para melhor compreensão destes construtos nesta população.