ADAPTAÇÃO DE UM PROGRAMA INTERVENTIVO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS PARA CRIANÇAS ESCOLARES COM
SÍNDROME DE DOWN
Síndrome de Down; funções executivas; intervenção neuropsicológica; avaliação neuropsicológica.
Nos últimos anos, pesquisas vêm destacando que déficits nas funções executivas (FE) se constituem uma das
principais características do funcionamento cognitivo de crianças com Síndrome de Down (SD). Identificam-se
dificuldades das mesmas na iniciação de atividades, construção de planos e estratégias, atualização e monitoramento
destas, manutenção do foco e persistência, flexibilidade cognitiva, dentre outros aspectos. Além dos déficits nas FE e
em outros domínios neuropsicológicos, crianças com SD também apresentam problemas no comportamento
adaptativo. Juntos, tais prejuízos impactam negativamente no seu desenvolvimento e apontam para necessidade da
elaboração de programas interventivos que busquem estimular o desenvolvimento das FE neste subgrupo clínico,
uma vez que estas funções são consideradas fundamentais para a realização de diversas atividades do nosso
cotidiano, notadamente para a aprendizagem e sucesso escolar. Neste sentido, a presente pesquisa tem como
objetivo adaptar para o grupo clínico da SD um programa interventivo das Funções Executivas. A fim de atingir tal
objetivo, serão realizados dois estudos, um estudo prévio: I) Avaliação das funções executivas, funcionamento
intelectual e comportamento adaptativo de crianças escolares com SD; e o estudo propriamente dito II) Adaptação do
Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas (PIAFEX) para crianças escolares com SD. No
que diz respeito ao estudo prévio (I), participaram da pesquisa 32 crianças diagnosticadas com SD, com idades entre
7 e 12 anos, de ambos os sexos, atendidas na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência
(FUNAD-PB), bem como os seus respectivos pais ou responsáveis. Estas foram avaliadas através de escalas e
medidas neuropsicológicas específicas. Os dados coletados serão analisados quantitativamente, baseando-se nas
pontuações obtidas, bem como qualitativamente. Ressalta-se que este estudo prévio (I) constituiu-se numa etapa
necessária e fundamental para o desenvolvimento do estudo propriamente dito (II), já que os seus resultados servirão
para o estabelecimento dos perfis executivo e comportamental destas crianças, bem como do nível de
desenvolvimento global das mesmas, e assim embasar a adaptação do programa de intervenção proposto. Em
relação ao estudo II, inicialmente, foi realizada uma análise detalhada dos módulos e atividades que compõem o
PIAFEX, objetivando selecioná-las e adaptá-las ao fenótipo neuropsicológico das crianças com SD. Esta adaptação
tem como base estudos anteriores da literatura acerca deste fenótipo, bem como resultados observados no estudo I.
Finalizada a adaptação, o programa foi enviado para juízes especialistas em FE e será enviado também para juízes
especialistas na SD, com o objetivo de avaliá-lo, bem como possibilitar o seu aprimoramento e/ou reformulação. Após
a síntese da avaliação dos juízes, o programa será pilotado com um grupo de seis crianças escolares com SD, a fim
de verificar sua adequabilidade para este grupo clínico, ou seja, nível de compreensão das instruções e adequação
das atividades propostas. Ao final deste processo, o programa será revisado, e caso necessário, realizado os últimos
ajustes da adaptação. Espera-se com esta pesquisa disponibilizar para a população com SD um programa de
intervenção inédito voltado para a estimulação das FE, programa este elaborado especificamente com base no seu
perfil neuropsicológico. Tal estudo poderá, portanto, servir de base para intervenções posteriores e instrumentalizar o
trabalho, futuramente, de diversos profissionais que atuam junto a estas crianças, seja em contexto clínico ou em
contexto escolar.