Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSÁLIA CARMEN DE LIMA FREIRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSÁLIA CARMEN DE LIMA FREIRE
DATA : 22/12/2017
HORA: 10:00
LOCAL: SALA 631 LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA
TÍTULO:

ADAPTAÇÃO DE UM PROGRAMA INTERVENTIVO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS PARA CRIANÇAS ESCOLARES COM
SÍNDROME DE DOWN


PALAVRAS-CHAVES:

Síndrome de Down; funções executivas; intervenção neuropsicológica; avaliação neuropsicológica.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

Nos últimos anos, pesquisas vêm destacando que déficits nas funções executivas (FE) se constituem uma das
principais características do funcionamento cognitivo de crianças com Síndrome de Down (SD). Identificam-se
dificuldades das mesmas na iniciação de atividades, construção de planos e estratégias, atualização e monitoramento
destas, manutenção do foco e persistência, flexibilidade cognitiva, dentre outros aspectos. Além dos déficits nas FE e
em outros domínios neuropsicológicos, crianças com SD também apresentam problemas no comportamento
adaptativo. Juntos, tais prejuízos impactam negativamente no seu desenvolvimento e apontam para necessidade da
elaboração de programas interventivos que busquem estimular o desenvolvimento das FE neste subgrupo clínico,
uma vez que estas funções são consideradas fundamentais para a realização de diversas atividades do nosso
cotidiano, notadamente para a aprendizagem e sucesso escolar. Neste sentido, a presente pesquisa tem como
objetivo adaptar para o grupo clínico da SD um programa interventivo das Funções Executivas. A fim de atingir tal
objetivo, serão realizados dois estudos, um estudo prévio: I) Avaliação das funções executivas, funcionamento

intelectual e comportamento adaptativo de crianças escolares com SD; e o estudo propriamente dito II) Adaptação do
Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas (PIAFEX) para crianças escolares com SD. No
que diz respeito ao estudo prévio (I), participaram da pesquisa 32 crianças diagnosticadas com SD, com idades entre
7 e 12 anos, de ambos os sexos, atendidas na Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência
(FUNAD-PB), bem como os seus respectivos pais ou responsáveis. Estas foram avaliadas através de escalas e
medidas neuropsicológicas específicas. Os dados coletados serão analisados quantitativamente, baseando-se nas
pontuações obtidas, bem como qualitativamente. Ressalta-se que este estudo prévio (I) constituiu-se numa etapa
necessária e fundamental para o desenvolvimento do estudo propriamente dito (II), já que os seus resultados servirão
para o estabelecimento dos perfis executivo e comportamental destas crianças, bem como do nível de
desenvolvimento global das mesmas, e assim embasar a adaptação do programa de intervenção proposto. Em
relação ao estudo II, inicialmente, foi realizada uma análise detalhada dos módulos e atividades que compõem o
PIAFEX, objetivando selecioná-las e adaptá-las ao fenótipo neuropsicológico das crianças com SD. Esta adaptação
tem como base estudos anteriores da literatura acerca deste fenótipo, bem como resultados observados no estudo I.
Finalizada a adaptação, o programa foi enviado para juízes especialistas em FE e será enviado também para juízes
especialistas na SD, com o objetivo de avaliá-lo, bem como possibilitar o seu aprimoramento e/ou reformulação. Após
a síntese da avaliação dos juízes, o programa será pilotado com um grupo de seis crianças escolares com SD, a fim
de verificar sua adequabilidade para este grupo clínico, ou seja, nível de compreensão das instruções e adequação
das atividades propostas. Ao final deste processo, o programa será revisado, e caso necessário, realizado os últimos
ajustes da adaptação. Espera-se com esta pesquisa disponibilizar para a população com SD um programa de
intervenção inédito voltado para a estimulação das FE, programa este elaborado especificamente com base no seu
perfil neuropsicológico. Tal estudo poderá, portanto, servir de base para intervenções posteriores e instrumentalizar o
trabalho, futuramente, de diversos profissionais que atuam junto a estas crianças, seja em contexto clínico ou em
contexto escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2143029 - CINTIA ALVES SALGADO AZONI
Externo à Instituição - EDIANA ROSSELLY DE OLIVEIRA GOMES - UFRN
Presidente - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Notícia cadastrada em: 15/12/2017 10:46
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