Acolhimento na Estratégia Saúde da Família: O que dizem os usuários?
Acolhimento; Vínculo; Escuta; Humanização.
A Política Nacional de Humanização (PNH) com o intuito de humanizar as relações entre profissionais e usuários orienta-se pela proposta da clínica ampliada e propõe o acolhimento como um dos dispositivos para sua vivência. Para tanto requer uma atitude que garanta a escuta qualificada, a oferta de tecnologias adequadas e o estabelecimento de vínculos com vistas a melhor resolubilidade dos problemas de saúde dos usuários que buscam os serviços de saúde (MERHY, 1997). Nesse sentido, este estudo tem como objetivo avaliar a satisfação dos usuários da Estratégia Saúde da Família acerca do acolhimento na perspectiva da escuta qualificada e da produção de vínculos. Trata-se de um estudo quantitativo, avaliativo e transversal que será realizado no município de Recife-PE nos seis distritos sanitários pertencentes à cidade. Será utilizada a Escala de Avaliação da Satisfação dos Usuários com os Serviços de Saúde Mental - Satis-BR-forma abreviada adaptada para o tema do acolhimento sob a perspectiva da escuta qualificada e da criação de vínculos. Os dados quantitativos serão analisados com o auxilio dos softwares Statistical Package for Social Science (SPSS) 17.0, já os dados qualitativos serão analisados por meio do Alceste 4.8. Para os dados quantitativos serão calculadas as frequências absolutas e relativas e para a análise qualitativa será utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin. Com isso, pretende-se identificar fragilidades e potencialidades no processo de implantação do acolhimento nas Unidades de Saúde da Família do município, no que tange aos aspectos relacionados ao uso de tecnologias leves, ou seja, ao estabelecimento de vínculos e a escuta qualificada.